blog em memória da gazetilha que "circulou na cidade de Cachoeira do Arari (ilha de Marajó, Estado do Pará) no biênio 1906 / 1907. Fôlha pequena, a 3 colunas. Redigido por Alfredo N. Pereira." (cf. Carlos Rocque, "Grande Enciclopédia da Amazônia"). O editor era meu avô paterno, usava tipográfica manual no Chalé celebrizado nos romances de Dalcídio Jurandir, notadamente "Chove nos campos de Cachoeira" e "Três casas e um rio".

domingo, 21 de novembro de 2010

TECENDO A MANHÃ: REDE SOLIDÁRIA DE ÍNDIOS, NEGROS E CABOCOS

parentes,

por favor às criancinhas ribeirinhas das ilhas grandes e pequenas do Grão Pará, leiam, comentem e divulguem o blogue do caboco que vos fala: http://academiaveropeso.blogspot.com/ e sigam no TWITTER @CabocodoMarajo e @zevarela: por aí se propõe um AJURICABANO e a conexão Índio + Negro com nexo sem complexo no DIA DA CULTURA MARAJOARA - 20 de Novembro - DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

Marcos Terena tem muita razão em insistir na sua pregação dizendo que os índios são - de direito e de fato - os Primeiros Povos do Brasil!

Mas, ninguém mais do que os povos indígenas sabe o que é ser discriminado e o quando difícil reunir todas as "tribos"... Entretanto, a história geral do movimento mundial da NEGRITUDE nos ensina que o caminho da abolição real da ESCRAVIDÃO e do PRECONCEITO é uma luta de todos os dias ao longo de muitas vidas e diversas gerações.

eu tenho um sonho: fazer da ilha do Marajó o "centro do mundo" que está nascendo da luta universal pelos Direitos Humanos e da proteção do Meio Ambiente. Sei, todavia, que este sonho "meu" é utopia de todo mundo, desde que o mundo é mundo... Estou a rabiscar o último ensaio de uma rústica trilogia caboca ["saída do mto"], que é a "Breve história da gente marajoara"...

um livrinho tão descosido e desamparado de saber acadêmico, todavia com enorme ambição! Caso a Nação Brasileira venha a despertar e entender o que querem os ÍNDIOS, NEGROS e CABOCOS, Marajó poderá a vir a ser considerada pelas futuras gerações a Capital memorial dos índios brasileiros.

se o caboco tivesse meio quilo de talento do "índio sutil" [vide www.dalcidiojurandir.com.br] a "Criaturada grande" [populações tradicionais], congregando Índios, Negros e Cabocos, estaria bem na foto; o bravo Povo Brasileiro inteiro haveria de se empoderar do maltratado MUSEU DO MARAJÓ [www.museudomarajo.com.br ] com amparo oficial da União Federal e sustentação científica e política (ver www.marajoara.com ).

MARAJÓ é lugar ancestral da arte primeva do Índio da Amazônia brasileira, donde (antes do "descobrimento" do Brasil foram arrancados os primeiros "negros da terra" (escravos indígenas) da América do Sul.

a Negritude está além da melanina!
(ela é a condição humana da revolta da INTELIGÊNCIA contra a ditadura do Homem lobo do Homem: isto é, a revolução da Solidariedade).
Zé Varela

Nenhum comentário: