blog em memória da gazetilha que "circulou na cidade de Cachoeira do Arari (ilha de Marajó, Estado do Pará) no biênio 1906 / 1907. Fôlha pequena, a 3 colunas. Redigido por Alfredo N. Pereira." (cf. Carlos Rocque, "Grande Enciclopédia da Amazônia"). O editor era meu avô paterno, usava tipográfica manual no Chalé celebrizado nos romances de Dalcídio Jurandir, notadamente "Chove nos campos de Cachoeira" e "Três casas e um rio".

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

VIVA MARAJÓ


“Dia do Marajó” chega a quarta edição



Programa Viva Marajó, do Instituto Peabiru, apresenta resultados

parciais de pesquisas realizadas nos 16 municípios do arquipélago



Na próxima terça-feira, 23 de novembro, o Instituto Peabiru realiza mais um “Dia do Marajó”. Nesta quarta edição serão apresentados os resultados parciais das viagens feitas pelas equipes do Programa Viva Marajó aos 16 municípios do maior arquipélago fluviomarinho do mundo. O evento começa às 18h30, no auditório do SESC Boulevard.

Foram seis semanas de encontros com organizações de representação cultural e social das comunidades marajoaras, assim como associações comunitárias e cooperativas locais. Os pesquisadores, acompanhados de jornalistas e fotógrafos, fizeram o registro das principais necessidades e anseios das populações dos municípios tanto da área insular como da continental.


Os primeiros resultados já indicam a importância de ações e políticas públicas que contribuam para a valorização da identidade marajoara, para o fortalecimento de instituições locais, como o Museu do Marajó, ao desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis e, principalmente, da conservação do patrimônio ambiental e cultural com a criação da Reserva da Bioesfera Amazônia Oriental-Marajó. Após a apresentação, haverá um momento de diálogo entre o público e os coordenadores das equipes que visitaram os 16 municípios do arquipélago.


Encontro mensal - O “Dia do Marajó” reúne todos os meses agentes ambientais, pesquisadores, representantes de instituições e cidadãos para discutir e encontrar novos caminhos para o desenvolvimento sócio-ambiental da região. O evento foi lançado em agosto deste ano pelo Programa Viva Marajó, coordenado pelo Instituto Peabiru e o Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável, com a participação de 120 pessoas entre representantes de organizações, associações e sociedade civil em geral no Museu Histórico do Estado do Pará – MHEP.



Serviço: Dia 23 de novembro (terça-feira), às 18h30 - “Dia do Marajó”, no Sesc Boulevard (em frente à Estação das Docas). Aberto ao público. Informações: 3222 6000.


--
© Francisco Weyl
Carpinteiro de poesia e de cinema
00 55 91 - 8114 8146 /

www.resistenciamarajoara.blogspot.com
www.cinemaderua.blogspot.com
http://www.socialcine.blogspot.com/

Nenhum comentário: